matematica financeira
Moeda é o conjunto de ativos na economia que os indivíduos utilizam regularmente para adquirir bens e serviços de terceiros.
A história da moeda existe desde muito cedo na história da humanidade, quando surgiu a necessidade de um instrumento monetário que pudesse ser utilizado para intermediar as trocas, como medida e reserva de valor. Foi então que surgiu as primeiras moedas. Diversos objetos já foram utilizados para a troca de mercadorias, desde conchas até metais eram usados nas transações comerciais durante a história.
Portanto a moeda não é uma invenção moderna, ela já fazia parte das sociedades mais antigas, e com o passar do tempo foi evoluindo, conforme as sociedades cresciam e as necessidades mudavam.
1.1 A origem e a evolução da moeda
A origem e a evolução da moeda pode ser divida em seis fases:
Era da troca de mercadorias;
Era da Mercadoria Moeda;
Era da Moeda Metálica;
Era da Moeda-Papel
Moeda Fiduciária (ou Papel-Moeda) e;
Moeda Bancária (ou Escritural).
1.2 Era da troca de mercadorias
Desde o início da civilização, quando os homens passaram a viver em pequenas comunidades e para sobreviver começaram utilizar os recursos como a vegetação, a caça, a pesca e o plantio, conforme as comunidades foram crescendo, deram início a busca pela própria terra, delimitando suas áreas para plantio e caça. Como eram várias tarefas a serem executadas, tornou-se necessário a divisão das atividades. Foi nesse período que surgiu o processo primitivo de divisão de trabalho e especialização, enquanto uns cuidavam do plantio de grãos, outros se dedicavam à caça.
Com essa racionalização das atividades, essas comunidades acabavam produzindo mais do que eles precisavam para sua subsistência e fez com que os núcleos passassem a trocar o excedente resultante da produção.
Essa foi a primeira moeda comercializada a troca de mercadorias ou conhecido também como escambo.
Porém este sistema apresentava alguns