MATEMATICA FINANCEIRA
Origem e Evolução do Dinheiro
A origem da moeda se deu no início da civilização, com o escombo, simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor. Ainda hoje se encontra povos de economia primitiva praticando o escombo , pela escassez de seus recursos.
Logo em seguida veio a moeda-mercadoria, Algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram a ser mais procuradas do que outras é Aceitas por todos, assumiram a função de moeda.
O metal se elegeu como principal padrão de valor Por apresentar vantagens como a possibilidade de entesouramento, divisibilidade, raridade, facilidade de transporte e beleza.
Surgem, então, no século VII a.C., as primeiras moedas peças de metal com peso e valor com marca de quem as emitiu e garante o seu valor.
Moeda de Papel
Na Idade Média, surgiu o costume de se guardarem os valores com um ourives, pessoa que negociava objetos de ouro e prata. Este, como garantia, entregava um recibo. Com o tempo, esses recibos passaram a ser utilizados para efetuar pagamentos, circulando de mão em mão e dando origem à moeda de papel.
Moeda Bancária - cheques
A moeda bancária ou moeda escritural são os depósitos efetuados nos bancos movimentados por intermédio de cheques, representando estes um instrumento de circulação da moeda bancária.
Cartões de Crédito
O uso de moedas e cédulas está sendo atualmente substituído por pequenos cartões de plástico. Instituições financeiras, bancos e lojas oferecem a seus clientes cartões com o poder de compra bens e serviços, inclusive pela da Internet.
Parte 1.2
Os juros e os impostos existem desde a época dos primeiros registros de civilizações existentes na terra. Um dos primeiros indícios apareceu na já Babilônia no ano 2000 A.C. Nas citações mais antigas, os juros eram pagos sob a forma de sementes ou de outros bens. Muitas das práticas existentes originaram-se dos antigos costumes de empréstimo e devolução de sementes e de outros produtos agrícolas. (GONÇALVES, 2005)