Alfabetização e Letramento
O texto nos leva a refletir acerca do sentido da palavra Letramento, que acompanha as palavras letradas e iletradas, e destaca o aparecimento da palavra, que mais recentemente encontra-se no rol de discussões do mundo da educação.
Magda considera que, se tornar letrado é também se tornar cognitivamente diferente, além de trazer consequências linguísticas, ou seja, há mudanças no uso da língua oral, nas estruturas linguísticas e no vocabulário, o que significa que fazer uso da leitura e da escrita transforma o indivíduo, levando-o a outro estado ou condição sob vários aspectos: social, cultural, cognitivo, linguístico, entre outros. Sinaliza que é necessária uma clara concepção dos fenômenos (alfabetização e letramento), de suas diferenças e relações nos processos educativos de ensino e aprendizagem.
Os conceitos de alfabetização e letramento e as primeiras referências ao termo letramento. Didaticamente, explica o surgimento de novos termos em decorrência da necessidade que a sociedade tem para nomear os objetos, as coisas, para que elas realmente existam. Parte para a explicação do significado, do motivo e de onde esse termo surgiu, intercalando em sua explicação exemplo, perguntas e respostas. · ALFABETIZAÇÃO: Ação de alfabetizar. Difusão do ensino primário, restrita ao aprendizado da leitura e escrita rudimentar.
· ALFABETIZAR: Ensinar a ler e a escrever. Dar instrução primária.
· ALFABETIZADO: Que ou quem aprendeu a ler e a escrever.
· ANALFABETISMO: Ausência de instrução. Instrução insuficiente, atraso intelectual. Ignorância total.
· ANALFABETO: Que não sabe ler nem escrever.
· LETRAMENTO: Não possui definição, mas é através do estudo do campo semântico dessas palavras que já conhecemos que iremos compreender seu significado.
· LETRADO: Versado em letras,