Matematica financeira
Para evitar o conflito do gerenciamento de múltiplos projetos são adotadas as hierarquias como Projetos > Programas > Porta-fólios, sendo porta-fólios a camada mais elevada de gestão e programas a camada intermediaria. A competência na gestão de cada uma dessas dimensões é diferente, e claro é necessário amadurecer a competência na gestão de projetos para desenvolver as demais.
PROJETOS E ESTRTURAS ORGANIZACIONAIS
Analisando a estrutura de projetos e a hierarquia de uma empresa, verificamos que cada tipo de projeto esta vinculado a um cargo (o líder corresponde a um cargo).
Hierarquias são estruturas estáveis e facilmente recompostas porem há um lado sombrio, pois se verifica certo conformismo, comunicação informal, arbitrariedades dos chefes, processo decisório lento, distanciamento de níveis, refrataria a mudanças e estabelecimento de um clima organizacional ruim. Atributos da hierarquia: Unidade de comando (centralização das decisões), principio da autoridade (subordinação e obediência) e comunicação vertical (comando de cima para baixo e informação de baixo para cima).
Para liderar um projeto deve-se alocar um gerenciador de projetos (independente de seu cargo – lideram equipes de maneira diferenciada, tem foco planejamento e controle) pois os gerentes não se preocupam com a cadeia horizontal de execução. Gerente é chefe, gerenciador é líder.
Alternativas à hierarquia: organizações por projetos, estruturas matriciais e redes
As organizações por projetos são análogas as estruturas departamentais, mas conforme o numero de projetos o pessoal aumenta ou diminui, ou seja, são mais flexíveis que as hierarquias, a capacidade empreendedora é maximizada, bem como a vocação para mudança (são adaptáveis). Há menor distinção de níveis entre projetos e cada projeto é tratado de forma dissociada (como nas hierarquias) por isso há desvantagens nessa forma de organização: duplica esforços, retém pessoal alem do