matematica financeira
FINANCEIRA
Marcelo de Figueiredo Alves
1
MATEMÁTICA FINANCEIRA
É a análise das relações formais entre transações financeiras, que traduzem a um padrão equivalente, quantidades monetárias transacionadas em diferentes períodos de tempo. O objetivo central da Matemática Financeira é reduzir à equações matemáticas, as complexas relações de interdependência financeira estabelecidas no mercado financeiro pelos seus vários participantes e agentes, tornando possível quantificá-las.
Podemos também defini-la como o estudo das relações relativas a evolução dos recursos financeiros ao longo do tempo, procurando estabelecer relações formais entre valores expressos em diferentes períodos de tempo, constituindo-se em uma das mais importantes e segundo vários autores, básica, ferramentas utilizadas na resolução de problemas relacionados a Finanças.
Por traduzir todas as relações existentes no mundo financeiro a equações matemáticas, é de fundamental importância, o conhecimento dos conceitos existentes em cada formulação matemática, de forma a sabermos perfeitamente qual relação deve ser utilizada em cada situação que nos defrontamos no nosso dia a dia.
O desconhecimento dos conceitos, apesar de um eventual domínio no manuseio de ferramentas auxiliares empregadas na solução de problemas financeiros (calculadoras e planilhas eletrônicas), pode representar o cálculo de valores completamente equivocados, trazendo sérios prejuízos financeiros.
Por esse motivo, independente da ferramenta de ajuda utilizada, é preciso que conheçamos profundamente todos os conceitos a serem apresentados, de forma a podermos calcular corretamente, todos os problemas financeiros representados por relações da Matemática
Financeira, independente da ferramenta de suporte que estejamos utilizando.
Matemática Financeira
2
1 - Conceitos Básicos
i) Valor do Dinheiro no Tempo
Este conceito está relacionado à mudança de valor sofrida pelo dinheiro ao