Matematica Financeira
MATEMÁTICA FINANCEIRA
SP
2013-2
ATIVIDADE ESTRUTURADA
MATEMÁTICA FINANCEIRA
SP
2013-2
1. INTRODUÇÃO
O campo de aplicação da Matemática Financeira é bastante amplo, pois suas técnicas são necessárias em operações de financiamento de quaisquer naturezas: crédito a pessoas físicas e empresas, financiamentos habitacionais, crédito ao consumidor, operações de investimentos, entre outras.
Em qualquer uma das situações, é o uso dessas técnicas que permite conhecer o custo e o retorno dessas operações, permitindo tomadas de decisão mais racionais. São elas também que permitem determinar o valor das prestações devidas pelas transações efetuadas em parcelas.
No mundo dos negócios, seu conhecimento é absolutamente imprescindível, uma vez que os custos dos financiamentos dados e recebidos são peças centrais do sucesso empresarial.
Esse trabalho foi realizado com intuito de conhecer mais sobre essas técnicas e facilitar o entendimento de operações financeiras com racionalidade e eficiência.
2. CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Matemática Financeira
É um corpo de conhecimento que estuda a mudança de valor do dinheiro com o decurso de tempo; para isso cria modelos que permitem avaliar e comparar o valor do dinheiro em diversos pontos do tempo.
Ato Econômico
É qualquer ato praticado por pessoas físicas ou jurídicas, que tenha consequências financeiras.
Agente econômico
É qualquer entidade física ou jurídica capaz de praticar um ato econômico. Assim, entende-se por agente econômico qualquer pessoa, empresa ou instituição que possa praticar um ato econômico: uma venda, uma compra, um empréstimo ou quaisquer operações que tenham consequências financeiras.
Capital (C)
É o valor de um ativo representado por moeda e/ou direitos passíveis de uma expressão monetária, no início de uma operação financeira.
Operação financeira
É o ato econômico