Matematica financeira
Identificando graves defeitos na construção, a defesa civil interditou o Prédio Cruzeiro, o que acarretou abalo financeiro e psicológico a seus moradores.
Indignados, os moradores ajuizaram ação indenizatória em face da Construtora, da Incorporadora e, ainda, em face do Diretor Presidente das empresas responsáveis pelo empreendimento imobiliário, pleiteando danos morais e materiais, estes correspondentes á desvalorização do imóvel e também ao montante correspondente ao aluguel de um imóvel similar durante o período de interdição do prédio.
Em contestação, a construtora sustenta que não firmou qualquer contrato com os autores, alegando que somente faz parte do mesmo grupo econômico da empresa incorporadora.
A incorporadora alega que o evento ocorreu em consequência de um fato fortuito, uma vez que os defeitos de construção decorreram de erros de calculo estrutural realizado pelo engenheiro contratado.
Por fim, o Diretor sustenta que as empresas possuem personalidade jurídica própria, postulando sua exclusão do polo passivo da ação.
Decida a questão fundamentadamente.
Questão 02:
A empresa ABC LTDA indicou o nome de consumidor á inscrição em um órgão restritivo de crédito em razão de financiamento contratado por terceiro estelionatário que utilizou a documentação falsa, gerando registro indevido. O titulo também foi protestado. A pessoa física prejudicada pelo ato do estelionatário alegou que a falsificação do documento (Assinatura do cheque) era grosseira e que a empresa não tomou as cautelas necessárias para conferir a assinatura em referido titulo, a exemplo da conferência da assinatura com o documento de identidade e pesquisa em órgãos de crédito, já que o consumidor procedeu á devida comunicação ao SERASA de que seu talão de cheques fora furtado.
Analise o caso com enfoque na responsabilidade da empresa.
Questão 03:
João Carlos estacionou seu veiculo em