Mata atlantica
Mata Atlântica
A Mata Atlântica é um bioma presente na maior parte no território brasileiro, abrangendo ainda parte do território do Paraguai e da Argentina.
Nela o ecossistema apresenta árvores com folhas largas e perenes. Abriga árvores que atingem de vinte a trinta metros de altura.
A degradação da Mata Atlântica provocada pelas atividades do homem afeta as condições de sobrevivência das espécies, põe em risco as populações de plantas e consequentemente de animais presentes no ambiente. Os diferentes tipos de pressões que geramos sobre os recursos naturais destroem comunidades inteiras e tem implicações diretas sobre o equilíbrio dos ecossistemas mundiais, Como se sabe, restam menos de 5% da cobertura original.
As mudanças climáticas na Mata atlântica já são agravantes e na construção e na realização da copa de 2014, isso só tende a aumentar e a boticário promete investir três milhões de reais em pesquisas, nesse campo pouco estudado aqui no Brasil.
Mais de 20 mil plantas diferentes, mil espécies de aves, 250 de mamíferos. O patrimônio da Mata Atlântica não está a salvo. Os impactos ambientais são evidentes, Essas populações que são assentadas têm como única opção de geração de riqueza vender ou explorar a floresta e acabam levando à degradação destes remanescentes naturais.
A floresta está ameaçada pela ação dos caçadores que, com armadilhas escondidas pela floresta, põem em risco a vida de animais e também dos pesquisadores.
Por isso temos que nos preocupar com a mata atlântica, um dia ela pode acabar gerando problemas aos seres vivos, como ar de má qualidade. MATA