Mat
Uma função exponencial é uma função do tipo
onde o número b é denominado base. A figura abaixo mostra os gráficos das funções e .
Funções exponenciais são geralmente utilizadas para representar o crescimento (decrescimento) de uma quantidade ou de uma população. Quando o crescimento não é restrito, normalmente utilizamos um modelo exponencial do tipo f(t) = aebt. Agora, quando o crescimento da grandeza é restrito, geralmente o melhor modelo é uma função de crescimento logístico da forma
Observe que:
Assim como todas as funções do tipo , ambas as funções passam pelo ponto (0,1).
Funções exponenciais são sempre positivas: é crescente se b > 1 e decrescente se 0 < b < 1. O domínio de é o conjunto de todos os números reais.
A imagem de é o conjunto de todos os números reais positivos -
]0,+[.
Quanto maior for a base da função , mais inclinado é o seu gráfico.
A função , cuja base é a constante de Euler e (), desempenha um papel muito importante nas aplicações e será referida como a função exponencial.
É usada na informática, biologia, eletrônica, economia, matemática.
Função Linear
A função linear é um tipo especial de função do 1° grau cuja lei de formação é do tipo f(x) = a.x (a é real e diferente de zero).
Uma função do 1° grau ou função afim é definida pela lei de formação f(x) = a.x + b, na qual a e b são reais e a ≠ 0. Mas entre a vasta gama de funções do 1° grau, existe um tipo particular de grande importância: a função linear.
A função linear é aquela em que temos b = 0, isto é, sua lei de formação é do tipo f(x) = a.x, com a real e diferente de zero. Observe que toda função que não possui valor para o coeficiente b é classificada como função linear e, por consequência, é também uma função afim.
Vejamos alguns exemplos de função linear e seus respectivos gráficos:
Exemplo 1: f(x) = 2x
Essa é uma função linear que pode ser classificada como crescente, uma vez que a = 2 > 0. Podemos