Mastite A Inflama O Da Gl Ndula Mam Ria
Microorganismos que causam mastite bovina
A mastite é causada por numerosos patógenos e uma ampla variedade e magnitude de respostas fisiológicas para a ocorrência desses microorganismos. A maior parte dos casos de mastite é causada por bactéria, porém outros tipos de microorganismos incluindo fungos, mycoplasmas e até mesmo algas ocasionalmente provocam infecções intramamárias. Vírus são raramente uma causa de infecção primária da glândula mamária bovina.
A maioria das infecções é causada por poucos tipos de bactérias (staphylococci, streptococci e algumas espécies Gram-negativas). Um importante conceito na compreensão da mastite é que esses patógenos comuns são agrupados em duas categorias: as bactérias contagiosas, as quais são disseminadas dos quartos infectados para outros quartos e vacas, e as bactérias ambientais, que são as mais comumente existentes nas propriedades e podem atingir o teto do fim até a fonte. Essa distinção é de importância prática, uma vez que medidas diferentes de controle são requeridas por grupos distintos de microorganismos.
Os fatores que predispõem à mastite são:
. Falta de higiene durante a ordenha;
. Defeitos nas ordenhadeiras;
. Má administração do sistema de ordenha;
. Ferimentos nos tetos;
. Irritação dos tetos;
. Alta carga de patógenos no ambiente (desafio elevado).
As infecções são diagnosticadas e o patógeno identificado através da cultura de uma amostra do leite coletada assepticamente. As mastites são identificadas através de sinais clínicos ou pelo resultado de testes clínicos específicos. Nos casos clínicos, na prática diária, é feito um diagnóstico pelo exame do leite de cada teto e dos sinais clínicos e através do conhecimento dos patógenos predominantes na propriedade e no rebanho. Entretanto, esse