massa unitaria e especifica
Massa unitária de um agregado é a relação entre sua massa e seu volume sem compactar, considerando-se também os vazios entre os grãos. É utilizada para transformar massa em volume e vice-versa. Massa unitária compactada é a relação entre sua massa e seu volume compactado segundo um determinado processo, considerando-se também os vazios entre os grãos. Pode ser feita com um único agregado ou com uma composição destes.
2. FINALIDADE
Utilizado na transformação de massa para volume com vazios entre os grãos de agregados.
Aplicação em concreto dosado em volume e para controle de recebimento e estocagem de agregados em volumes. A massa unitária também serve como parâmetro para classificação do agregado quanto à densidade. EMPREGABILIDADE MASSA UNITÁRIA
A necessidade da realização de ensaios técnicos se deve a manter uma padronização e qualidade no produto analisado.
Este ensaio tem por objetivos principais verificar a massa unitária do material de agregado miúdo com os espaços de ar e umidade que existem entre os grãos de areia e assim determinar seu uso para o traço de concreto. EMPREGABILIDADE MASSA ESPECÍFICA
A necessidade da realização de ensaios técnicos se deve a manter uma padronização e qualidade no produto analisado.
A empregabilidade deste ensaio é para se analisar a quantidade de material orgânico encontrado dentro do agregado miúdo e também saber a real massa do material.
)Objetivo:
Determinar a massa do agregado em estado solto.
Conclusão
CONCLUSÃO DA MASSA UNITÁRIA
O ensaio de Determinação da massa unitária do agregado miúdo normalizado pela nbr7251/1982 realizado no laboratório de Materiais e Estruturas do CEULP/Ulbra com a turma 0519 foi possível analisar três determinações do material miúdo já seco e realizar a média entre eles assim sendo possível efetuar os cálculos de Massa Unitária que constata que os materiais testados foram aprovados e estão dentro da Normas Brasileiras de Regulamentação.