Massa unitária e especifica
DETERMINAÇÃO DA MASSA UNITÁRIA E MASSA ESPECÍFICA DO AGREGADO MIÚDO
Palmas, TO
2015
Kassio Fernandes Marques Pereira
DETERMINAÇÃO DA MASSA UNITÁRIA E MASSA ESPECÍFICA DO AGREGADO MIÚDO
Relatório de visita técnica apresentado como Requisito parcial, para compor o Grau 1° da Disciplina de Tecnologia do Concreto Da Turma 0525 Do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA. Professor (a)... Dênis Parente
Palmas, TO
2015
INTRODUÇÃO
Este relatório mostrará os resultados encontrados no ensaio feito no laboratório, Do Campus CEULP/ULBRA no dia 05/08/15. Que explicará como foi o processo que pôs em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula para determinar a massa unitária e massa específica em um agregado, cujo qual neste ensaio foi realizado em um agregado da categoria “miúdo” (areia fina). Tal conhecimento é de fundamental importância na formação de um estudante de engenharia civil, e também é base da matéria Tecnologia do Concreto.
OBJETIVO O Ensaio realizado em corpos de prova de uma amostra de areia teve como objetivo Principal determinar a massa unitária e específica do agregado em questão, pois tais dados trazem confiança e certeza em futuros usos do mesmo agregado que serão feitos em outros experimentos nas aulas de Tecnologia do Concreto.
METODOLOGIA
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS MASSA UNITÁRIA: Os equipamentos utilizados neste ensaio de Determinação da massa unitária do agregado miúdo foram os seguintes:
Balança com limite de erro de aproximadamente 0,5% das massas a determinar.
Padiola metálica com 15dm³ de volume e 316mm x 316mm de base com 150mm de altura.
Concha para lançar o material.
Haste para