MARXTHRON ALIENAÇÃO E ESTRANHAMENTO: REFLEXOS DE UMA SOCIEDADE CAPITALISTA NUM BRINQUEDO ARTESANAL

2088 palavras 9 páginas
Acadêmicos/Autores: Danilo da Paz de Oliveira Maxine Bif

Orientador: Prof. Ms. Rogério Massarotto de Oliveira

MARXTHRON

ALIENAÇÃO E ESTRANHAMENTO: REFLEXOS DE UMA SOCIEDADE CAPITALISTA NUM BRINQUEDO ARTESANAL

Alienação e estranhamento

Análise do brinquedo “Marxthron”, articulado ao tema Alienação e Estranhamento, com fundamentação teórica e análise da relação com o campo de investigação. Trabalho apresentado à disciplina de Teorias do Lazer, como parte da avaliação do segundo semestre/2012.

MARINGÁ, 2012 RESUMO:
O brinquedo artesanal “Marxthron” traz como tema central os efeitos da alienação e do estranhamento nos indivíduos que fazem parte da sociedade capitalista. Buscando esclarecer a mente do jogador sobre a sociedade a que pertence e qual o seu estado de consciência, neste brinquedo, o sujeito irá optar por diversas imagens, alienantes ou revolucionárias, que irão indicar simbolicamente se este é predominantemente alienado ou revolucionário. Para que o jogador seja protagonista na brincadeira, o papel do mediador, em posse dos conhecimentos relacionados ao tema, é de fundamental importância. A partir das vivências realizadas com indivíduos de faixas etárias variadas, desde a infância até a idade adulta, pôde-se verificar que a idade mínima para que haja uma mediação eficaz com este brinquedo é de 07 anos. E se os jogadores já estiverem inseridos no mercado de trabalho a possibilidade de um diálogo mais rico são maiores.

1. RELEVÂNCIA E JUSTIFICATIVA

O brinquedo “Marxthron – Alienação e estranhamento: reflexos de uma sociedade capitalista num brinquedo artesanal” traz como tema central os efeitos da alienação e do estranhamento nos indivíduos que fazem parte da sociedade capitalista.
A sociedade moderna é caracterizada por um fenômeno de consciência denominado alienação, sendo esta uma condição humana imposta por este modo de produção, conforme aponta Waichman (1997).

Relacionados