MARXISMO
CAMPUS PETROLINA
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
EVERANA KELLY LEAL DE ALMEIDA
MARXISMO
PETROLINA
JULHO DE 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................3
MARXISMO..................................................................................................................4
CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................8
juh_sylva@hotmail.com
INTRODUÇÃO
O Marxismo veio para revolucionar os conceitos existentes sobre as relações do homem.
Estes conceitos admitiam que o homem praticava suas ações e reações conforme a sua própria consciência; confrontando isto Marx traz o conceito de que o homem é antes de tudo impulsionado a agir por causa das relações sociais e materiais que ele tem em um determinado espaço e tempo.
A luta de classes e o povo compõem o centro dessa história; suas lutas e motivos enredam o cenário estudado pelos autores a seguir.
MARXISMO
A concepção materialista e econômica da história afirma que o modo de produção da vida material condiciona a vida social política e intelectual em geral. O Materialismo é definido como sendo a ausência da alma e a presença apenas da matéria que pode ser formulada ou construída a partir do processo histórico. Nasceu da crítica a filosofia clássica alemã, sobretudo de Hegel, dos socialistas franceses, como P. Jopseph Proudhon e de outros economistas ingleses tais como, Luiz Blanc e David Ricardo (NIELSON NETO, 1986 p. 169-170). A intenção marxista era unir, criticar e corrigir todas essas ideias.
A preocupação de Marx foi mostrar a essência da