Marx, Durkhein, Weber
1. A modernidade é tudo aquilo produzido por uma sociedade, seus costumes, tradições e conceitos e tudo isso se relaciona formando uma sociedade que tenha uma base econômica consolidada, que persiga o conhecimento científico que procure descobrir e estabelecer novas relações entre os indivíduos da sociedade e a natureza. As ciências sociais surgiram a partir da consolidação da sociedade, para poder entender seus mecanismos, as relações interpessoais entre os indivíduos inseridos nessa população, que tem seus próprios métodos, sua cultura e assim poder identificar e caracterizar uma consciência coletiva como fatos sociais ou não. O objetivo principal das ciências sociais, especificamente a sociologia, que surge como forma de estudar da sociedade e seu e compreender os sistemas sociais que regem essa sociedade.
A partir da necessidade de se ter a sociedade como um objeto de estudo, foi possível analisar se certos tipos de condutas estavam de acordo com um bom funcionamento da sociedade e se visavam o conforto das pessoas, se suas relações de trabalho e saúde estavam bem definidas e/ou dignas. Surge então a pós-modernidade como consequência de uma modernidade desorganizada. Um grande exemplo de modo de vida nada digna, em termos modernos, é o trabalho industrial com péssimas condições de trabalho. A partir do estudo da sociedade pela sociologia, foram determinadas novas regras que visavam, no caso do trabalho industrial, melhores condições de trabalho. Os efeitos desse estudo se mostram presentes se considerarmos também estudos epidemiológicos ecológicos, que tratam da população de um determinado lugar como, por exemplo, instituir uma regra de higiene antes e depois de operações e partos, o que foi comprovado ser muito eficaz para prevenir a chamada febre puerperal.
2. Para Émile Durkheim a sociedade é construída a partir dos fatos sociais que estão de maneira fundamental, incluídos e indissociáveis da sociedade isso leva os