Martin luther king jr - o lider
Neste trabalho buscamos analisar a liderança de Martin Luther King Jr, os seus seguidores e o contexto político e econômico na época da segregação americana pelo modelo transacional articulado de liderança.
Martin Luther King Jr nasceu em 15 de janeiro de 1929, filho de um pastor batista, deu continuidade à luta que seu pai já vinha desenvolvendo. Só que ao invés de ficar atrás de um púlpito como seu pai, Martin Luther King sentiu um forte apelo para protestar em atos e palavras, mas sem violência, pois não via como a igreja pudesse ajudar os negros a conquistarem seus direitos. Aos 15 anos ingressou na universidade para se formar advogado, mas logo percebeu que precisaria ser muito mais que um bom advogado. E em 1947 aos 17 anos ingressou em um seminário para concluir seus estudos teológicos, e justamente neste ano houve a independência da Índia. Este fato teve grande influencia no método de liderança de Luther King, pois ele ficou fascinado pela historia de luta de Gandhi, também neste ano foi ordenado pastor na igreja de seu pai, mas só aos 25 anos (1954) assumiu o lugar do pai e no ano seguinte tornou-se Doutor em Teologia. Entre 1957 e 1968, Luther King viajou ininterruptamente por todo o país e, em cerca de 2.500 aparições públicas, falou contra a injustiça. Foi preso, agredido fisicamente e sofreu abusos pessoais de todos os tipos, além de ter tido sua casa atingida por bombas.
Dois meses antes de sua morte, durante um sermão no púlpito da Igreja Batista Ebenezer, em Atlanta, Martin Luther King Jr revelou o que gostaria que fosse dito a seu respeito no próprio funeral. Nele, o pastor pediu que não se mencionasse seu Prêmio Nobel da Paz, recebido em 1964, ou nenhuma das outras 300 ou 400 honrarias que recebeu ao longo de sua trajetória. Ainda especificou para que não fosse citado em que escola ou faculdade ele se formou. King queria apenas que se dissesse que ele tentou sempre estar certo nas questões da guerra. Que buscou alimentar os