Marketink olfativo

577 palavras 3 páginas
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
Marketing Olfativo

2010

Marketing Olfativo

A técnica do “marketing olfativo” é mais uma entre as várias técnicas de marketing emocional. Chegar às profundezas do cérebro está na moda. Trata-se de uma técnica cujos efeitos perduram por vários anos seguidos. “Ela surge do convencimento de que os objetos têm aroma. Partindo dessa premissa, descobre-se que as pessoas, as casas, as comunidades, as cidades e até mesmo os países tem seu próprio aroma”, observa Alvarez del Blanco.
A estratégia do marketing olfativo está em tentar fidelizar seus clientes pelo cheiro que a empresa ou os produtos possuem claro que para isso deve ter alguma relação com o marketing propriamente dito para não ter nenhuma divergência de objetivos da empresa
A maior parte das empresas baseia sua identidade na imagem (no logotipo, no patrocínio ou no mobiliário dos estabelecimentos) e no som (o fundo musical das lojas ou a melodia de um anúncio da televisão). Contudo, a emoção que evoca um odor pode ser decisiva na hora da compra e é possível identificá-lo com os valores que a marca pretende transmitir.
EUA e Japão são países onde há mais empresas “olfativas”, isto é, companhias que investem em um cheiro próprio por meio de dispositivos que espalham perfume nas lojas (ambientadores).
Entre algumas dessas empresas estão: Singapur Airlines, a Disney, hotéis Hilton e Sheraton, os restaurantes Hard Rock, a linha de automóveis de luxo Lexus e a produtora de cinema Paramount. O mesmo acontece com os carros novos, que tem seu cheiro próprio, cheiro de carro novo. Não é coincidência o fato de que todos os carros novos “cheirem a novo”. Trata-se de um odor resultante de muitas horas de dedicação de um grupo de especialistas no assunto. O setor que mais investe nesse tipo de marketing é, principalmente, o de automóveis. Nos EUA, o marketing de odores encontra-se mais avançado do que em qualquer outro lugar.

Relacionados