Marketing e Engenharia de Produção
O conhecimento de um engenheiro no mercado atual não pode se limitar à sua formação tecnológica. É necessário que seja capaz de atuar em equipes multidisciplinares, compreendendo as temáticas que vão além de sua especialidade. A Engenharia de Produção, por sua abordagem sistêmica, é a área da engenharia em que essa variedade de conhecimentos melhor se articula.
Um dos papéis do engenheiro de produção dentro de uma organização é compreender como os indivíduos visualizam produtos e serviços e em vista disso encontrar um procedimento capaz de representar a imagem que os consumidores formam, de modo que se pudesse desenvolver um modelo que auxiliasse os gestores na tomada de decisões.
O correto posicionamento de produtos e serviços no mercado competitivo é fator fundamental para que as escolhas estratégicas sejam feitas a fim de proporcionar à empresa uma vantagem competitiva. A qualidade da decisão está intrinsecamente ligada à qualidade das informações que a suportam. Modelos de marketing melhoram a qualidade dessas e proporcionam rapidez na tomada de decisões.
Este trabalho tem por objetivo estabelecer as interfaces entre a Engenharia de Produção e o Marketing. A partir de revisão da literatura sobre os dois assuntos são definidos os principais pontos de interface.
Palavras-chave: Engenharia de Produção. Marketing.
ABREVIAÇÕES E SIGLAS
A.I.I.E. American Institute of Industrial Engineering
ABEPRO Associação Brasileira de Engenharia de Produção
A.M.A. American Marketing Association
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DEFINIÇÃO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 4
3. DEFINIÇÃO DE MARKETING 5
4. O ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO 7
5. INTERFACES ENTRE A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E O MARKETING 8
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
7. REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
O dinamismo do mundo empreendedor exige que as decisões sejam tomadas com a maior agilidade possível. Com isso, decisões de marketing muitas vezes são tomadas sem a previsão do impacto que