Marketing politico na internet
Este trabalho tem como prioridade mostrar que a internet e seus complementos podem facilitar cada vez mais a interação entre políticos e eleitores, no qual as cinco fases do processo de votação passam a fazer parte de uma relação candidato e eleitor, este último sentiria - se a todo o momento saber das propostas de seu candidato, já que dispõe de uma ferramenta digital indispensável nos dias de hoje.
3
O marketing político é o meio para o candidato se comunicar com seus eleitores. Foi-se o tempo onde campanhas políticas eram baseadas em milhares de folhetos entregues nas ruas, de pesquisas de opiniões incertas e pichações nos muros das cidades. As campanhas eleitorais evoluíram e agora são fundamentadas através de pesquisas onde se sabe o que os eleitores desejam. São apresentadas diversas estratégias e promessas que o candidato almeja atingir, se eleito, em seu futuro mandato.
Uma vez iniciada a
campanha, o candidato mostra suas principais qualidades e suas propostas, fazendo aparições públicas voluntárias para que a grande massa consiga assimilar suas filosofias e idéias.
Comícios são feitos como principal forma de divulgação do candidato, além dos folhetos distribuídos com suas propostas, camisetas gratuitas, bandeiras do partido, chaveiros promocionais, e adesivos com o intuito de impulsionar a imagem do mesmo. Essas mídias são voltadas principalmente para a camada popular, uma vez que o público mais instruído e com um poder aquisitivo maior já não possui o devido interesse na política devido à falta de credibilidade dos candidatos em geral e já possuem sua opinião formada em relação a quem votar. Nesse cenário a mídia televisiva tem importância decisiva, com horários políticos definidos, e debates onde o grande público possa visualizar propostas de vários candidatos, para enfim escolher o representante que se adéqüe aos seus ideais, pois se torna o principal e às vezes o único meio de se atingir a maioria do