Marketing mix
Na análise de mercado pretendem-se efetuar análises internas e externas. Com esta análise identificam-se os elementos chave para a gestão da empresa, permitindo estabelecer prioridades de atuação. Avaliam-se os pontos fortes e fracos dos principais concorrentes em relação á empresa. Dessa maneira, será mais fácil tentar tornar os pontos fracos da concorrência em oportunidades, e melhorar o produto de maneira a tentar eliminar as ameaças dos concorrentes e os riscos envolvidos.
Uma das ferramentas mais usadas para efetuar o tratamento desta informação é a análise SWOT.
É necessário identificar o conjunto de fatores externos, oportunidades e ameaças, que seu projeto enfrenta. E também os fatores internos à empresa que vão condicionar o desempenho face à concorrência. No fundo, deve-se identificar em que é que a empresa vai ser melhor ou pior que os concorrentes, pelo que esta é mais uma análise comparativa do que unicamente interna.
Esta análise do mercado deve focar o ambiente em que a empresa se insere.
Interessa identificar as mudanças que ocorreram recentemente, as mudanças que estão em curso e as mudanças que se preveem para o futuro próximo.
Pois as mudanças dão origem a ameaças e oportunidades, que vão afetar a atividade da empresa. Se nada mudou, não existem ameaças novas. Se não houve alterações, não existem novas oportunidades para explorar.
Para efeitos de simplificação e racionalização desta análise, é normal organizar o meio ambiente da empresa em dois componentes, o macro ambiente e o micro ambiente.
O primeiro, o macro ambiente, pode ser organizado da seguinte forma, novamente, para efeitos de simplificação:
* Contexto económico: preços (Taxa de inflação; taxa de câmbio; taxa de desemprego;) e quantidades (PIB; taxa de juro, crédito concedido, balança comercial), entre outros;
* Contexto político-legal: estabilidade política; política económica; enquadramento legal; legislação laboral, etc;
* Contexto tecnológico: inovações