marketing imobilairio

492 palavras 2 páginas
1. INTRODUÇÃO
No início de 2007 foi anunciado pelo
Governo Federal o Programa de
Aceleração do Crescimento – PAC. Es te programa prevê uma enorme quantidade de investimentos até o ano de 2010, prioriz ando as áreas de infra- estrutura, tais como saneamento, transpor tes, habitação, recursos hídricos e energia. Aproximadamente 57% dos inve stimentos são de origem pública ou proveniente de empresas estatais com capital aberto. Os demais 43% estão previstos com o investimento de capita l privado induzidos pela iniciativa governamental. Estes índices podem ser notados na enorme quantidade de obras concluídas e em andamento nos últimos três anos.
Além das medidas relativas à melhoria da infra-estrutura do país, o PAC ainda possui outros quatro blocos de ação: estímulo do crédito e financiamento, melhoria do marco regulatório na área ambiental, desoneração fiscal e medidas fiscais a longo prazo. O programa “Mi nha casa, minha vida”, lançado em março deste ano, demonstra a injeção de capita l no setor habitacional de baixa renda.
Segundo especialistas do mercado imobiliário, o setor da construção civil terá constantes taxas de cre scimento até 2016, por causa da copa do mundo e das olimpíadas. Considerando o déficit habitacional bras ileiro e as oportunidades oferecidas pelos programas acima citados, um a enorme quantidade de “iniciantes” vem ingressando neste nicho de mercado, ant es dominado por grandes empresas de engenharia, engenheiros autônomos, empr eendedores de diversas áreas e profissionais do ramo imobiliário. Apesar de ser uma área tradicional dentre as profissões, o setor carece de indústria desenvolvida e procedimentos organizados, pautados nos sistemas de melhoria contínua.
O objetivo principal deste trabalho é trat ar dos itens necessários à capacitação profissional dos envolvidos e trazer à discussão sub-áreas de conhecimento relativas à construção e incorporaç ão, na tentativa de contribuir para a

Relacionados