Marketing digital
Este trabalho tem como finalidade despertar aos profissionais de comunicação e empresas a importância do marketing sensorial nas campanhas publicitárias e na criação de um novo produto. Apresentaremos duas marcas concorrentes, em questão Knnor e Maggi contextualizando as origens das marcas, sua história, os produtos de sucesso, a participação de mercado e seus diferencias mercadológicos.
Na sequência apresentamos um comparativo sensorial de dois produtos similares concorrentes e finalizamos com uma nova proposta de marketing sensorial dos mesmos produtos.
1. APRESENTAÇÃO DAS EMPRESAS E DOS PRODUTOS
Até 1850, passar fome era uma preocupação de todos na Europa. Por causa disso, os cientistas procuravam uma solução para esses problemas. Os principais objetivos eram aumentar o tempo de conservação e descobrir como concentrar alimentos em volumes pequenos.
Em 1838, o alemão Carl Heinrich Knorr - reconheceu o sobrenome? - abriu sua primeira fábrica, produzindo chicória desidratada para a indústria de café. Com o aumento das fábricas pela Europa, ele sabia que ia ter que dar um jeito de preparar refeições rápidas e nutritivas para os trabalhadores. Foi aí que ele pediu ajuda de especialistas em nutrição e fez várias experiências, até descobrir um processo de preservação que mantinha os ingredientes e sabores naturais da comida e, de quebra, diminuía o tempo de preparo. Essas descobertas foram a base para preparar sopas prontas. Aliás, não foi só essa herança que o bom e velho Carl deixou: até hoje o logo de Knorr é baseado na assinatura dele.
Knorr começou no Brasil em 1961, lançando os primeiros caldos e sopas Knorr. Dois anos depois, a frase "Knorr é melhor" começou a aparecer nos primeiros anúncios e a cair na boca do povo.
Em 1993, Knorr se juntou com a Cica, empresa fundada em 1941 em Jundiaí, SP, que sempre foi um dos maiores produtores de alimentos do Brasil. Naquela