Mark Zuckerberg
Steve Jobs fundou e empresa em seu próprio quarto, ficou mais de 20 anos afastado e depois voltou quando a Apple estava em uma faze difícil. A mesma estava a seis meses da falência. Em poucos anos, a Apple havia deixado de ser uma das maiores empresas de computadores do mundo para se tornar um fracasso. Começou perder dinheiro e também sua participação no mercado. Ninguém comprava seus computadores, as ações haviam perdido quase todo o seu valor. Gilbert Amelio, que estava no comando havia um ano e meio,convocou uma reunião e disse “ CONSEGUI EQUILIBRAR A COMPANIA,MAIS NÃO CONSIGO TRAZER DE VOLTA MINHA ALMA CRIATIVA” – “ESTÁ NA HORA DE IR EMBORA” , e saiu da reunião , foi ai que Steve Jobs entrou na sala antes mesmo que alguém esboçasse qualquer reação, - "Me digam o que há de errado neste lugar", disse ele. Antes que qualquer um pudesse responder, explodiu: "São os produtos. Os produtos são uma BOSTA!"
A queda foi rápida a Apple era a segunda fabricante em todo o mundo, depois da gigante IBM. Em 1995, a Apple produziu o maior número de computadores que já vendera - 4,7 milhões de Macs no mundo inteiro -, porém queria ainda mais. Queria ser como a Microsoft. Licenciou o sistema operacional do Macintosh para vários outros fabricantes, entre os quais a Power Computing, a Motorola, a Umax e outros. O raciocínio dos executivos da Apple era de que estas máquinas "clonadas" fariam crescer a participação dos Macs no mercado. Só que isto não funcionou. O mercado de Macs permaneceu relativamente inalterado e os fabricantes de clones tiraram vendas da Apple.
Nos primeiros três meses de 1996, a Apple relatou um prejuízo de 69 milhões de dólares e demitiu 1.300 funcionários. Em fevereiro, a diretoria demitiu o CEO Michael Spindler e indicou em seu lugar Gil Amelio, um veterano da indústria de chips com a reputação de ser um mágico das viradas. Mas nos 18 meses que Amelio ocupou o cargo, mostrou-se ineficiente e impopular. A Apple perdeu 1,6