mark Zuckerberg
ESTRUTURA ATÓMICA
ESPETRO DO ÁTOMO DE H
• A radiação emitida pelo Hidrogénio no estado gasoso origina um espectro descontínuo.
• Observa-se uma risca vermelha, uma azul, uma anil e uma violeta.
• De salientar que a proximidade entre riscas vai diminuindo à medida que a energia aumenta.
O ESPETRO DE EMISSÃO DO HIDROGÉNIO
Os eletrões de um conjunto de átomos de hidrogénio podem transitar para estados excitados, absorvendo energia através de vários processos.
Ao regressarem a estados de energia mais baixos emitem energia sob a forma de radiação eletromagnética, originando riscas que se observam no espetro.
Niels Bohr (1885-1962)
ÁTOMO DE HIDROGÉNIO
Foi Niels Bohr quem forneceu uma explicação teórica para o espetro de riscas do hidrogénio.
Quando Bohr se debruçou sobre o problema , já se sabia que o núcleo era constituído por neutrões e protões e que os eletrões se movimentavam à volta do núcleo – modelo atómico de Rutherford.
Mas havia um problema!
Segundo a MECÂNICA CLÁSSICA, o eletrão deveria perder “continuamente” energia
– espetro contínuo - e rapidamente atingir o núcleo, destruindo o átomo.
A ESTRUTURA ATÓMICA DO ÁTOMO DE HIDROGÉNIO
Niels Bohr ao estudar o espetro atómico de emissão do hidrogénio, teve em conta: Max Planck : a energia não é absorvida nem emitida de forma contínua, mas por “pacotes” chamados quanta de energia – diz-se que a energia está quantizada.
Einstein: descobriu que ao fazer incidir radiação eletromagnética sobre os metais, eram arrancados eletrões desses metais, criando uma corrente elétrica. Interpretou este fenómeno como resultado da colisão entre duas partículas – os eletrões do metal e os “quantas de Planck” (fotões) – partículas de luz.
Descobriu, ainda, que para arrancar eletrões dos metais era preciso uma determinada energia, superior a um valor mínimo, abaixo do qual não havia fotoeletrões.
então, Niels Bohr teve o seguinte raciocínio:
Se só