Mareiano 3
1621 palavras
7 páginas
FACULDADE PADRÃOCURSO DE PEDAGOGIA
RESUMO IDEIAS PRINCIPAIS DA OBRA DE ´´ KARL MARX ´´ O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO
DOCENTE MESTRE: FLÁVIO ARCANJO
GRADUANDO (A): THAIS GOMES TOLEDO
CURSO: PEDAGOGIA
TURMA: AI /PM3
GOIÂNIA
2015
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade investigar no livro Manifesto do Partido Comunista os motivos ali postos por Karl Marx e Friedrich Engels sobre a dominação burguesa, sua repercussão sobre os meios de produção, na modificação da sociedade e como a classe operária pode se apropriar da economia socializando os mesmos meios de tradição. Os primórdios do comunismo teórico têm seu início com a publicação do Manifesto do Partido Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels.
O comunismo como movimento político engatinhava na clandestinidade e eram, em sua maioria, associações de operários que agiam secretamente. Em novembro 1847, em Londres, a Liga dos Comunistas, até então exclusivamente alemã e mais tarde internacional, promoveu o II Congresso do Movimento Operário onde Marx e Engels ficaram encarregados de produzir o programa para a Liga dos Comunistas.
Nota-se que o comunismo já nasce condenado quando Marx pergunta: “Qual o partido de oposição que não foi acusado de comunismo por seus adversários no poder? Isso mostra que o fantasma do comunismo causava desconforto em diversos setores da classe burguesa e dominante da época, que não queriam ver sua hegemonia abalada por revoltas ideológicas. A constante luta entre opressores e oprimidos, dominantes e dominados, burgueses e operários termina sempre em transformações significativas de toda a sociedade ou a destruição de ambas. A organização das sociedades nas primeiras épocas respeitava uma hierarquia que variava nas condições sociais de indivíduo para indivíduo, mas sempre o dominante na opulência e o dominado