Marcos
Roger Agnelli, demonstrou possui as três habilidades propostas por Katz em cada momento na sua carreira .
Habilidade conceitual, quando promove a reestruturação buscando uma estratégia simples e clara para que todos entendessem os objetivos da Vale, e replicando a experiência já adquirida no Bradesco buscando o bom funcionamento do todo.
Habilidade humana, demonstra mantendo um bom relacionamento com pares, superiores e mantendo uma boa rede de relacionamento interpessoal e influenciando pessoas com sua opinião.
Habilidade Técnica, ele demonstra ter, pela formação em economia e fluência no inglês, facilitando seu crescimento, em uma época de internacionalização dos mercados e capitais.
Na medida em que crescia na empresa, uma habilidade se tornava mais relativa ou menos. No Bradesco, o que contou foram os relacionamentos conquistados prevalecendo à habilidade humana. Na Vale, contou a experiência adquirida no Bradesco, prevalecendo a habilidade conceitual. A formação acadêmica caracterizada como da habilidade técnica.
O exemplo que melhor descreve Agnelli com a habilidade gerencialHUMANA, proposta por Katz, pode ser encontrado no fato do economista ser fluente em inglês e com isso ter influenciado a internacionalização do mercado de capitais, conseguindo boas relações, inclusive conquistando a simpatia de Lázaro Brandão, presidente do Bradesco. Além, claro, da incrível habilidade do executivo de influenciar as pessoas no trabalho. Quando Roger promove a estruturação da empresa, vendendo todas as que não tinham ligação com o minério e promovendo um diálogo simples na cúpula da CVRD, ele almejava reproduzir experiência de sucesso já aplicada no Bradesco. É claro, que o executivo também sabia da ascensão da China anos mais tarde no cenário mundial e de sua necessidade por minério. Esse tipo de atitude, de ver parte para um bom funcionamento do todo, é o que Katz chama de habilidade CONCEITUAL. A formação em Economia e o domínio