Marcos
Conforme Moreira (1981), são várias as definições que podemos dar à estatística, seja como ciências, seja como método.
Ciência é o conjunto de conhecimentos exatos e racionais, relativos às causas das realizações e deduzidas pela demonstração.
Métodos é a ordem ou conjunto de processos que devem ser estabelecidos para, mediante a investigação, atingir determinado objetivo. Quando definimos um procedimento que já se mostrou válido para vários experimentos, temos o método científico.
O método experimental é o nome que se dá ao método científico utilizado no estudo dos fenômenos por meio da experiência.
Já o Método estatístico é como denominamos o procedimento em que não podemos obter os resultados por meio da experiência, e os dados colhidos são complexos e de difícil ou impossível controle.
2 FASES DE UM TRABALHO ESTATÍSTICO
Devemos seguir algumas etapas para que o nosso trabalho estatístico tenha resultados satisfatórios e aceitáveis. São elas: 1. Pré-pesquisa.
Pré-pesquisa
O objetivo principal desta fase é preparar um questionário correto e válido para ser aplicado na população ou mesmo na amostra selecionada.
Inicialmente, deve-se levantar os objetivos da pesquisa e elaborar questões que conduzam as pessoas entrevistadas a fornecer esses elementos para análise e interpretação.
Após a aplicação do questionário “teste”, os questionários respondidos serão reunidos e, a seguir, serão feitas as correções necessárias. 2. Coleta de dados.
Coleta de dados
Esta é a fase de obtenção de dados, e deverá ser feita com muito cuidado, pois dela dependerá a veracidade dos resultados obtidos.
É considerado aceitável um número em torno de 10% da população para compor a amostra, entretanto, quanto mais elementos forem pesquisados mais, representativo será o resultado da pesquisa. 3. Crítica de dados.
Crítica de dados
Essa fase tem por objetivo retirar os “erros grosseiros”. Após a coleta, será realizada uma