Marcos piffer, fotógrafo da cidade

442 palavras 2 páginas
PUC GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA
ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF
OPTATIVA DE FOTOGRAFIA
TAINÁ RODRIGUES DE MOURA

MARCOS PIFFER, FOTÓGRAFO DA CIDADE.

GOIÂNIA, 2010
BIOGRAFIA

Marcos Piffer nasceu em Santos SP em 1962. Em 1986, gradua-se em arquitetura e urbanismo pela Universidade Católica de Santos, São Paulo. De 1977 a 1990 freqüenta diversos cursos livres, entre eles a oficina Preservação de Fotografia em Preto-e-Branco, orientada por Leopoldo Plentz, em 1987, no Rio de Janeiro, e o curso Conhecendo Melhor uma Câmera 4x5, ministrado por Marcos Magaldi, em São Paulo, no mesmo ano.
Trabalha como profissional desde 1989, nas áreas de fotografia publicitária e institucional. Paralelamente, desenvolve projetos pessoais sobre cidades brasileiras, esportes, arquitetura e paisagem, enfocando, sobretudo, a questão ambiental e colabora com diversas publicações, como as revistas National Geographic, Casa Claudia, República e Mitsubishi. Expõe individualmente a série Santos: Roteiro Lírico e Poético, em 1998, no Museu Brasileiro de Escultura - MuBE, em São Paulo. Em 1996, recebe bolsa de arte da Fundação Vitae para a finalização do projeto Litoral Norte com fotos da costa paulista, trabalho realizado durante dez anos. Os resultados dão origem à exposição homônima apresentada no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, em 2000.

Em seguida, inicia as séries Cofee, sobre o plantio de café no país, e O Brasil pelos Céus do Brasil, com imagens abstratas de céus e nuvens em diferentes regiões. É autor dos livros Santos: Roteiro Lírico e Poético, 1997; Litoral Norte, 1999; e Edifício Caetano de Campos, 2000.

ALGUMAS FOTOS Praia do Boqueirão
Idealizado na época como livro com imagens da cidade, este Roteiro Lírico e Poético é hoje mais que uma coletânea de belas imagens de uma cidade que se espreme entre dois pólos igualmente fotogênicos, a praia e

Relacionados

  • Pim Ong
    5063 palavras | 21 páginas
  • 50 Anos propaganda
    11476 palavras | 46 páginas
  • Watchmen tcc
    16632 palavras | 67 páginas