Marcelo 11
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
POLO RONDONÓPOLIS/MT
5º SEMESTRE
MARCELO GONÇALVES
DIAGNÓSTICO SOCIAL
RONDONÓPOLIS/MT
OUTUBRO/2013
MARCELO GONÇALVES
DIAGNÓSTICO SOCIAL
Trabalho interdisciplinar apresentado às disciplinas de Oficina de Formação: projeto de intervenção; A Realidade Regional e o Serviço Social; Estágio Curricular Obrigatório II, do curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, sob a orientação dos professores Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Rosane Ap. B. Malvezzi e Valquiria A. Dias Caprioli.
RONDONÓPOLIS/MT
OUTUBRO/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
O indicador social tem importante função exploratória no diagnóstico de situações concretas, na definição de metas prioritárias e no direcionamento das ações contínuas, na medida em que, com o uso constante de indicadores adequados, estes oferecem informações concretas para o conhecimento da realidade.
Os indicadores sociais nos proporcionam ver claramente o processo de desenvolvimento e subdesenvolvimento de uma dada realidade, objetivando a superação de situações socioeconômicas, aproveitando potencialidades regionais como componentes de desenvolvimento das ações sociais.
Tendo em vista a necessidade de análise dos aspectos sociais, surgem os indicadores sociais que são uma medida, geralmente estatística, usada para traduzir quantitativamente um conceito social abstrato e informar algo sobre determinado aspecto da realidade social, para fins de pesquisa ou visando a formulação, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas. São por meio desses dados que o governo elabora a melhoria na qualidade de vida da comunidade.
A construção de indicadores amplos, como o Índice de Desenvolvimento Humano ou as Metas do Milênio, possibilita