Marcação de fundidos
Introdução
A identificação dos fundidos é uma das ferramentas disponíveis para manter o seu padrão de qualidade ou mesmo evitar falsificações. Este artigo apresenta um novo sistema de marcação de peças, denominado Fourstep, cujas características e vantagens serão descritas. A indústria automobilística impõem requisitos cada vez maiores aos seus fornecedores em todas as áreas da garantia da qualidade, exigindo peças com marcações bem definidas e duradouras, cuja técnica de aplicação deve ser fácil de ser executada. Atualmente, a pressão exercida sobre a fundição também aumentou na área de rastreabilidade.
Requisitos para a marcação de peças fundidas
* Introdução mais cedo possível durante o processo de conformação; * Pequena solicitação mecânica adicional ao fundido; * Poucos trabalhos adicionais de engenharia durante o projeto da peça; * Pouco ou nenhum atraso do processo de produção; * Robustez do processo de marcação e da própria marcação; * Sequência definida dentro da cadeia de transporte; * Segurança contra a manipulação / reconhecimento das manipulações; * Transparência da marcação dentro de um intervalo definido; * Reconhecimento seguro e econômico da marcação; * Baixo custo do sistema de marcação.
Quatro grupos de soluções já existentes
Relógio de fundição:Consiste em três a cinco anéis concêntricos móveis, os quais contem marcações para o dia, o mês e o turno. As marcações são alinhadas com uma marca de referência, permitindo que seja determinado o momento da moldagem e até mesmo o seu turno.
Desvantagem: A desvantagem deste processo é que a resolução e o rastreamento somente podem ser realizados até um turno. A leitura das informações com o auxílio de sistemas de processamento de imagens ainda é caro, além de ser sujeito a falhas. Finalmente, a quantidade de informações codificadas é muito pequena.
Marcações diretas:Com o auxilio