Marca pessoal
Planejar: é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam as atividades.
O planejamento tem como principal função traçar planos, sendo os objetivos, os resultados, propósitos que a empresa deseja. O planejamento é indispensável em todas as organizações e em todos os níveis organizacionais, independendo do nível hierárquico do administrador, sem ele as organizações andariam a deriva e sem rumo.
O planejamento é a base de todas as outras funções da administração. Não seria possível organizar estrutura e recursos da empresa sem planos e objetivos a serem alcançados, sendo assim também não seria possível dirigir de maneira eficaz os membros, sem o objetivo a alcançar, estar claro como motivar uma pessoa sem definição de que se pretende da mesma.
E por último é impossível controlar as atividades, sem objetivos ou parâmetros de desempenho, como saber se a empresa esta com bom ou mal desempenho sem os objetivos estarem definidos. Apesar de sua grande importância para a administração o planejamento nem sempre é formalizado é comum em pequenas empresas, existir um tipo de planejamento informal, o mesmo sendo caracterizado por vaga definição de seus objetivos e podendo ainda ser altamente mutável.
Organizar: o objetivo final da função de organizar é a criação de condições para que os objetivos estratégicos passem a ser alcançados.
Pelo planejamento se define o que fazer, enquanto a organização define como fazer de forma abrangente, pode se definir a organização como a função da administração que distribui tarefas e recursos pelos membros da empresa, que determina as autoridades de quem sobre quem, e de como serão tomadas as decisões. Resumidamente pode se dizer que um conjunto de RH e materiais em uma estrutura, isto é em dada ordem. De forma mais abrangente pode se definir organização como a função da administração que distribui tarefas e recursos pelos