Maquinas térmicas
Motores de Combustão Interna
1) Explique por que os motores super quadrados são diferentes dos sub-quadrados.
Os motores superquadrados são para carros de competição, com um elevado RPM e baixo rendimento, eles tem o diâmetro do cilindro > curso do pistão, já os sub-quadrados tem uma baixa rotação, com o diâmetro do cilindro < curso do pistão, assim tem um torque a baixa rotação, ideal para caminhões.
2) Explique qual a influência do número de cilindros de um MCI em um automóvel.
O número de cilindros está ligado diretamente à potência final do motor, então em um mesmo tamanho de pistão, com as mesmas condições, o motor que tiver o maior número de pistão será o mais potente.
Também em um cliclo 4 tempos, é necessário no mínimo 4 pistões para que o motor trabalhe em uma rotação constante, pois cada cilindro deverá fazer uma operação diferente do outro, com um maior número de pistões cada vez mais a curva da rotação se dará constante.
Funcionamento mais uniforme do motor, pois a diferença entre os valores máximos e mínimos durante um ciclo do motor diminui, assim como o intervalo de tempo entre os ciclos-motores. Ou seja, o motor com menor número de cilindros funciona mais aos "trancos". A maior uniformidade permite um volante menor, que resulta em melhor aceleração do motor, ou seja, sobe de giro mais rapidamente.
Nestes motores tem-se um melhor equilíbrio das massas e menos vibrações, o que aumenta a vida útil do motor, além de transmitir mais conforto aos ocupantes do veículo.
3) Explique as principais vantagens e desvantagens dos motores em
a) Linha
b) V
c) Oposto
Linha: Motor comprido e estreito, montado transversalmente permite um capô bem curto. Motores refrigerados a ar, a configuração em linha é mais difícil de resfriar, pode ser mais leve, menor custo de produção, inadequado para mais de 6 cilindros
Oposto: Largo e achatado proporcionando um baixo centro de gravidade. Menor nível de vibração, maior