Maquina simples
A polia, roldana ou moitão nota 1 é uma peça mecânica muito comum a diversas máquinas, utilizada para transferir força e movimento. Uma polia é constituída por uma roda de material rígido, normalmente metal, mas outra comum em madeira, lisa ou sulcada em sua periferia. Acionada por uma correia, corda ou corrente metálica a polia gira em um eixo, transferindo movimento e energia a outro objeto. Quando associada a outra polia de diâmetro igual ou não, realiza trabalho equivalente ao de uma engrenagem.
Tipos de polias:
Polia fixa: Na polia fixa a vantagem mecânica vale 1 (VM = bp/br = 1), sua função como máquina simples é apenas a de inverter o sentido da força aplicada, isto é, aplicamos uma força de cima para baixo numa das extremidades da corda e a polia transmite á carga, para levantá-la, uma força de baixo para cima. Isso é vantajoso, porque podemos aproveitar o nosso próprio peso (como um contrapeso) para cumprir a tarefa de levantar um corpo.
Polia móvel: A polia móvel facilita a realização de algumas tarefas, como, por exemplo, a de levantar algum objeto pesado. A cada polia móvel colocada no sistema, à força fica reduzida à metade, esta é uma vantagem, só que também temos a desvantagem, quanto mais polias móveis, mais demora a erguer ou puxar o objeto. As polias móveis são muito utilizadas em oficinas para erguer o motor do carro.
Cadernal: O Cadernal é utilizado para elevação e movimentação de cargas, podendo ser utilizado em conjunto com o cabo de aço ou cordas para facilitar a movimentação e divisão das cargas. O sistema utilizado em conjunto com 1 roldana é chamado de moitão, com 2 roldanas ou 3 roldanas é chamado de Cadernal, facilitando no transportes de cargas, como uma solução segura.Formado em conjunto com roldanas ou polias, feito em ferro fundido cinzento e ganchos forjados, o Cadernal pode ser utilizado em pares para a distribuição perfeita da força, facilitando o esforço de tração e movimento.
Talha diferencial: É uma combinação de