MAQUINA DC
A máquina DC é uma máquina eléctrica que á semelhança das outras maquinas estudadas na disciplina são capazes de converter energia mecânica em energia eléctrica (Gerador) e energia eléctrica em energia mecânica (Motor). Com uma única diferença em vez de produzir ou consumir corrente alternada esta máquina produz ou consome corrente continua, seja usado como gerador ou como motor respectivamente.
1.1 Partes Constituintes da Máquina DC
Armadura (induzido):
Parte girante, instalada sobre o veio da máquina. É constituída por um material ferromagnético envolvido em um enrolamento que é o enrolamento da armadura. Este enrolamento é o responsável por transportar a energia proveniente da fonte.
Colector:
No colector dá-se a inversão do sentido das correntes que circulam no enrolamento da armadura, para que a corrente que passe na armadura não inverta a polarização. É constituído por um material condutor, alternando com um material isolante de forma a fechar o circuito entre cada uma das bobines do enrolamento da armadura e as escovas, de modo que a corrente seja sempre positiva. O colector é instalado no veio da máquina e acompanha a rotação da mesma.
Escovas:
Peças, em grafite, que têm a função de conduzir a corrente para o circuito do rotor.
Estator (indutor):
Parte imóvel da máquina, que permite a armadura rodar no seu interior. Construído com material ferromagnético envolvido com um enrolamento de baixa potencia que se designa por enrolamento de campo, que induz um campo magnético fixo que interage no campo da armadura campo que tem a função apenas de produzir um campo magnético fixo para interagir com o campo da armadura.
1.2 Princípio de Funcionamento
Funcionamento como gerador de corrente contínua
Quando se trata de um gerador, a energia mecânica é entregue ao veio pela aplicação de um binário. Essa energia mecânica faz girar a armadura, e por sua vez o enrolamento acoplado a ela, esse movimento associado ao