Maquiavel - georges mounin - resumo

849 palavras 4 páginas
MAQUIAVEL - GEORGES MOUNIN
Resumo – páginas 21 a 38

A FILOSOFIA

I – Abordagem a Maquiavel Há que se ler e entender Maquiavel de forma científica e isenta de juízo de valor, despido de preconceitos. Não se deve reduzi-lo a alguma citações, ou à simples leitura de “O Príncipe”. Ainda, não quedar-se no plano das justificações históricas, tampouco de generalidades abstratas.
II – Filosofia da História A teoria cíclica é importante no pensamento de Maquiavel, e sustenta que os Estados passam inexoravelmente da aristocracia à tirania, da monarquia à oligarquia, da democracia à anarquia, devido ao fato de o ser humano ser fundamentalmente mau. Segue essa filosofia a rejeição de Maquiavel ao conceito de Providência, substituindo-o por sua forma laica (Fortuna), e ainda a exaltação do homem grande, aquele feito para governar e não para ser governado.
III – Teoria do homem
Aos olhos de Maquiavel os homens são fundamentalmente maus, e tal visão é coincidente com a visão cristã medieval do homem. A fonte dessa visão é A Política, de Aristóteles, se não puramente a visão individual de observador pessimista de Maquiavel. A divisão dos homens entre os vulgares e a elite dos “capazes” tem também origem aristotélica. Assim se conciliam a teoria dos grandes indivíduos (otimista) e a teoria da natureza humana (pessimista), a qual acaba servindo de justificativa moral ao maquiavelismo, por exemplo ao preconizar “a crueldade menos sanguinária do que a bondade”.
IV – Teoria das classes sociais Maquiavel foi muito original e inovador por ter pela colocado as classes sociais (nobreza, burguesia, povo) como personagens da narrativa. Historiadores gregos e romanos já haviam indicado a importância da luta de classes como motor da história. Ao invés de simplesmente repeti-los, Maquiavel inovou ao analisar os fatos de sua época, encontrando pouco eco nos historiadores, mas não chegou a abordar com detalhes a economia, portanto é exagerado dizer que ele foi um precursor de

Relacionados

  • LYRA R
    6167 palavras | 25 páginas
  • Maquiavel - a arte da guerra (1521)
    40512 palavras | 163 páginas