Mapas
Convenções cartográficas
Os cartógrafos, que são profissionais responsáveis por elaborar mapas, desenvolveram uma série de códigos ou convenções aceitas internacionalmente, como forma de padronizar a utilização desses recursos em todo o mundo, facilitando assim o trabalho.
Também foram criados os símbolos (figuras, desenhos, cores, linhas ou hachuras) que são extremamente importantes na interpretação de mapas, a partir dos quais torna-se possível reproduzir as características da área de estudo desejada, esses símbolos são chamados de legenda.
Mapas
Os mapas são representações gráficas do real, esboçadas em linhas imaginárias, geralmente produzidos em papel. Os mapas são classificados em mapas físicos, econômicos e históricos.
• Mapas físicos: São mapas que representam os fatores naturais, como vegetação, clima, relevo, hidrografia, etc.
• Mapas Político: São mapas que representam as fronteiras entre países ou divisões intenas entre estados (ex. Goiás, Rio de Janeiro etc), delimitando o território no qual se exerce a soberania.
• Mapas históricos: São mapas que representam acontecimentos do passado. Ex Tratado de Tordesilhas.
Planta, Planisfério e Globo geográfico
Plantas: São produzidss em grande escala. Ex. 1cm/30m, 1cm no papel corresponde a 30 m do real.
Planisfério: Quando se deseja representar grande extensão de terra.
Globo geográfico: Representa a forma da superfície da Terra com maior fidelidade.
Os Mapas podem ser interpretados de acordo com aquilo que nele se expressa, através dos elementos que o compõe (título, legenda, escala, orientação e fonte).
Gráficos
São recursos visuais utilizados para leitura de informações sobre aspectos e processos naturais, sociais e econômicos, o gráfico representa as informações através de