mapa do brasil
O Brasil ocupa, dentro do continente sul-americano, a posição centro-leste, possuindo fronteira com quase todos os países sul-americanos, exceto o Equador, Chile e Trinidad-Tobago. A linha do Equador atravessa o País, ao norte do Amazonas, sul de Roraima, norte do Pará e sul do Amapá, enquanto o Trópico de Capricórnio corta o extremo sul do Mato Grosso do Sul, sul de São Paulo e norte do Paraná. Disso concluímos que o Brasil situa-se, quase inteiramente, na zona tropical da Terra. Somente 8% do território nacional se localiza na zona subtropical, e cerca de 7% situa-se no Hemisfério Norte; o restante, no Hemisfério Sul.
Consequências da nossa situação geográfica
Existência, no Brasil de vários tipos climáticos (equatorial, tropical e subtropical), possibilitando à agricultura o plantio dos mais diversos tipos de vegetais úteis ao homem. A localização quase total no Hemisfério Sul torna o clima mais ameno que nos países correspondentes do Hemisfério Norte.
Área
Em 1991, com o aprimoramento dos processos de medição e cálculo das áreas, obteve-se o valor de 8.547.403,5 km2 para a área do Brasil, que o coloca em 5º lugar entre os países mais extensos do globo, depois da Rússia, EUA, Canadá e China. Essa área equivale a 5,7% das terras emersas ou 1,6% da área total do planeta, aproximadamente. Se levarmos em consideração o fator terras contínuas, só seremos suplantados pela Rússia, China e Canadá.
Os mapas são representações gráficas de territórios, espaços e regiões. Essas ferramentas gráficas transformam uma área que possuem três dimensões em uma representação bidimensional. A função mais básica dos mapas é guiar os seus leitores, mas ele pode diversos tipos de objetivos. O desenvolvimento dos mapas requer muito estudo, observação do território e equipamentos específicos, este trabalho de criação de mapas é feito por profissionais especializados em cartografia, a ciência dos mapas. Esta ciência não tem como único foco a criação