mapa de risco
Turma eletrotécnica 1
Wellington, filipe,
Arlen, Anderson
MAPA DE RISCOS
NR 05 – Item 5.16 Atribuições:
Identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores.
Por Que Fazer ? Estes riscos podem prejudicar o bom andamento do local, portanto, devem ser identificados, avaliados e controlados de forma correta.
Definições:
Mapa de riscos: Representação gráfica do mapeamento de riscos ambientais. Mapeamento de Riscos ambientais: O MAPEAMENTO DE RISCO é um levantamento dos locais de trabalho apontando os riscos que são sentidos e observados pelos próprios trabalhadores de acordo com a sua sensibilidade.
Riscos Ambientais:
A norma considera como riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos , além de riscos ergonômicos e riscos de acidentes, existentes nos locais de trabalho e que venham a causar danos à saúde dos trabalhadores. RISCOS FÍSICO
RUÍDO: é definido como um som indesejável, produto das atividades diárias da comunidade.
O som representa as vibrações mecânicas da matéria através do qual ocorre o fluxo de energia na forma de ondas sonoras.
VIBRAÇÃO: é qualquer movimento que o corpo executa em torno de um ponto fixo. Esse movimento pode ser regular, ou irregular, quando não segue um padrão determinado.
RADIAÇÃO IONIZANTE: São emissões de energia em diversos níveis, ultra-violeta, raio-X, raio gama e partículas alfa e beta, capazes de em contato com elétrons de um átomo, provocar a ionização dos mesmos.
RADIAÇÃO NÃO-IONIZANTE: Ao contrário da anterior, não tem poder de ionização pode causar contrações cardíacas, debilitação do sistema nervoso central, catarata ou até mesmo a morte.
Fator determinante é o tempo de exposição.
PRESSÕES ANORMAIS
Hipobárica: elevadas altitudes, (coceira na pele, dores musculares, vômitos, hemorragias pelo ouvido e ruptura do tímpano).
Hiperbárica: