Mapa de karnaught
RESUMO
O experimento foi idealizado a partir de um problema proposto em aula, tendo como objetivo a utilização de todos os conceitos adquiridos sobre de portas lógicas, álgebra booleana, tabela verdade e mapa de karnaugh.
1. INTRODUÇÃO
A álgebra booleana é o modo de expressar a relação entre as entradas e as saídas de um circuito lógico. A principal diferença entre álgebra booleana e álgebra convencional é que na álgebra booleana as constantes e variáveis podem ter apenas dois valores 0 ou 1. As variáveis 0 e 1 não representam números, mas sim estado do nível de tensão de uma variável, usamos as designações 0/1 ou baixo/alto. A álgebra booleana tem apenas três operações básicas: OR, AND, NOT, denominadas operações lógicas.
Para descrever como a saída de um circuito lógico depende dos níveis lógicos presentes nas entradas dos circuitos, usamos a técnica da tabela-verdade, que relaciona todas as combinações possíveis para os níveis lógicos presentes nas entradas com o nível logico na saída. É a partir da tabela verdade que obtemos a expressão booleana para o circuito requerido. A maioria das vezes é necessário simplificar a expressão booleana resultante, o método que utilizaremos para obter a expressão mínima de funções nesse estudo é o Mapa de Karnaugh.
Este experimento tem como objetivo, projetar um circuito com 4 entradas, onde a saída será 1 se as entradas (convertidas para base 10) forem múltiplas de 2 ou de 3.
2. ANÁLISE TEÓRICA
3.1 Portas Lógicas
As portas lógicas são circuitos digitais com uma ou mais tensões de entrada, que podem ser construídos com diodos, transistores e resistores, conectados de tal forma que o sinal de saída do circuito corresponde ao resultado de uma função lógica básica (AND, OR, NOT). Associando os sinais elétricos (desligado/ligado) com os níveis lógicos (0 / 1), poderemos utilizar qualquer porta lógica para implementar os operadores lógicos. Sendo assim, é