Mapa conceitual da poluição das aguas
Eixo Temático: Biológico
Unidade 12. Metabolismo energético I. Fotossíntese e Quimiossíntese
Prof. Raúl R. Valle
Aluna Solane Alves Dos Santos
ATIVIDADE A DISTÂNCIA – FOTOSSÍNTESE E QUIMIOSSÍNTESE
1. Os cloroplastos apresentam em sua estrutura três sistemas membranosos: membrana externa, membrana interna e membranas dos tilacóides, que envolvem vesículas achatadas onde encontram-se inseridos complexos moleculares formados por moléculas antenas ou pigmentos que atuam na coleta e transferência de energia (clorofilas e carotenóides) e moléculas que formam os centros de reações fotoquímicos ou fotossistemas (clorofila). Em relação aos pigmentos fotossintéticos:
1. Caracterize a estrutura das clorofilas a e b, diferenciando-as de acordo com as Figs. 1e 2.
2. A estrutura das clorofilas e dos carotenóides confere a elas a habilidade em absorver energia da região visível do espectro. Justifique essa afirmativa, com base nas Figs. 1, 2 e 3.
[pic]
3. Analise o espectro de absorção dos diversos pigmentos (Fig. 4), indicando os comprimentos de onda de luz absorvidos por estes pigmentos e relacionando-o com o espectro de ação da fotossíntese (Fig. 5).
[pic]
Enquanto as clorofilas a e b possuem picos de absorção que se situam nas zonas azul-violeta e vermelho-alaranjada do espectro de luz visível, os carotenóides absorvem preferencialmente radiação na zona do vermelho-alaranjado. Processo fotossintético A fotossíntese é um processo complexo de reações químicas que compreende duas fases: a fase fotoquímica e a fase química
2. As Figs. 6 e 7 representam a fase fotoquímica da fotossíntese que ocorre nas membranas dos tilacóides, fotofosforilação acíclica e cíclica, respectivamente. Diferencie estas duas etapas fotossintéticas quanto ao fluxo de energia e a finalidade de cada uma.
Nesta fase, também designada por fase dependente da luz, a