Manuel
1. Introdução
2. Virgulação Obrigátoria
a. Emprego da vírgula no período simples
b. Emprego da vírgula no periodo composto
c. Orações subordinadas adjetivas:
d. Orações subordinadas adverbiais:
e. Importância da vírgula na frase
3. Conclusão
4. Referencias bibliográficas
Introdução
Este trabalho destaca o assunto de virgulação obrigátoria, pode parecer que esse assunto é batido, que não há novidades que valham uma nova leitura atenta... porém, há muita gente – inclusive graduada – que comete erros crassos com o uso da vírgula (ou falta dela).
Virgulação Obrigátoria
Esse é um dos maiores problemas dos escritores em geral, sejam jornalistas, estudantes, professores, ou seja, qualquer cidadão, ao escrever um texto, depara com a dúvida: devo ou não virgular tal parte do texto? Confira a seguir as principais regras de virgulação:
Emprego da vírgula no período simples
Quando se trata de separar termos de uma mesma oração, deve-se usar a vírgula nos seguintes casos:
I- Para isolar adjuntos adverbiais deslocados:
Adjuntos adverbiais são termos de valor adverbial que denotam alguma circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido deste, ou de um adjetivo, ou de um advérbio.
As principais circunstâncias são as de tempo, lugar, causa, modo, meio, afirmação, negação, dúvida, intensidade, finalidade, condição, assunto, preço, etc...Os adjuntos adverbiais estarão deslocados quando estiverem no início ou no meio do período.
Em alguns casos, a vírgula não será obrigatória, pois, às vezes, ela tira a linearidade, eliminando, assim, a clareza da frase. O parágrafo anterior pode servir-nos de exemplo para o que acabamos de ler: a não-obrigatoriedade da vírgula.
O último período também poderia ser escrito assim: "Em alguns casos a vírgula não será obrigatória, pois às vezes ela tira a linearidade, eliminando assim a clareza da frase".
Vejamos alguns