Manual Técnico - ADS
Formato ADS
Arquivo Digital SORIODEV
Versão 1.03
Como forma de aprimorar nossos sistemas desenvolvemos um formato de arquivo digital para transferência de dados entre sistemas. Este manual serve para orientar a qualquer desenvolvedor que deseje criar em seu sistema um módulo para enviar ou receber informações de nossos. Este manual poderá sofrer revisões com o passar do tempo para a inclusão de novos cadastros ou de mais campos no arquivo digital.
1. Entendendo o Formato
O arquivo de transferência (.ads) internamente é um arquivo XML com marcadores específicos para representar cada campo de um cadastro. Exemplo:
SORIODEV DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
RUA CLETO FANCHINI
986
VILA CLETO
ITU
SP
13.310-270
(11)0000-0000
suporte@soriodev.com
CLIENTE
18/5/2010
O arquivo acima é um exemplo de arquivo de contatos (clientes e fornecedores). Este formato de arquivo é composto por chaves (marcadores) que delimitam as informações.
Para identificar uma chave deve-se utilizar os símbolos maior e menor, desta forma:
Para finalizar a chave usa-se a mesma nomenclatura, apenas acrescendo o símbolo "/" na frente do nome da chave:
Para exemplificar, vamos criar uma chave chamada CONTATOS e seu conteúdo será o nome JOÃO ROBERTO:
JOÃO ROBERTO.
No exemplo acima criamos uma chave com um texto dentro, mas é possível também que uma chave possua outras chaves em seu interior, criando uma estrutura hierárquica:
ALGUMA COISA
No exemplo acima, dentro da chave CONTATOS temos a chave REGISTRO. Dentro da chave REGISTRO por sua vez há o texto ALGUMA COISA,
2. Formatos de Dados
Antes de aprendermos a estrutura do arquivo detalharemos os formatos de dados suportados e como devem ser inseridos no arquivo:
TIPO
FORMATO
OBSERVAÇÕES
TEXTO(XXX)
[MÁSCARA]
N/D
De acordo com o tipo de sistema um mesmo campo pode ter algumas variações de tamanho devido ao teor dos dados que serão