Manual do vigilante-pf
?
Apresentação
Os Manuais do Vigilante são destinadas a uniformizar o ensino de segurança ao vigilante, em sua formação básica, nas extensões e respectivas reciclagens. VOLUME 1
Apostila homologada pelo:
DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL
Elaborada pela:
ABCFA V
ASSOCIAÇÃO B RASILEIRA D OS CURSOS DE FORMAÇÃO E
A PERFEIÇOAMENTO DE VIGILANTES
É um compêndio de conteúdos catalogados, desenvolvidos e adaptados para o vigilante, a partir de materiais didáticos destinados à segurança pública e privada. A metodologia utilizada é a mesma dos anexos da Portaria n° 387/2006DG/DPF, que alterou e consolidou as regras sobre segurança privada no
Brasil.
A citada portaria prevê que o vigilante, após entrar no ramo da segurança privada através do Curso de Formação de Vigilante, deverá voltar compulsoriamente à sala de aula a cada dois anos, não definindo qual extensão ou reciclagem irá realizar. Tal escolha deverá s er feita pelo próprio vigilante, levando-se em conta seus interesses profissionais e s ua relação de trabalho.
A reforma curricular apresentada na Portaria 387/2006 tem enfoque no ser humano e na pessoa do vigilante, com objetivo de formar profissionais cidadãos, não apenas técnicos, e de captar no mercado de trabalho pessoas mais qualificadas para que o s egmento da segurança privada possa crescer com essas medidas e prover uma m elhor segurança à sociedade.
È nessa senda que a segurança privada é complementar à segurança pública.
Esta é a cartilha que consideramos a mais importante, pois é a que trata da
Formação do Vigilante. Ela servirá como meio instrucional e material de consulta permanente ao vigilante, tanto em sua formação profissional, como durante sua atividade de trabalho, além de servir para as reciclagens exigidas pela legislação.
Outras cartilhas específicas versarão sobre os cursos de extensão em
Transporte de Valores, Escolta A rmada e Segurança Pessoal Privada.
Este trabalho é uma