manual de segurança
Elaborar o
Manual de
Segurança
Guia: Como Elaborar O Manual De Segurança
No âmbito da valorização da Segurança, Higiene e Saúde, o Manual de Segurança é um instrumento cada vez mais importante nas organizações.
O Que É o «Manual de Segurança»?
É um documento dinâmico (em permanente actualização) que reflecte a prevenção dos riscos na organização. Os objectivos que devem presidir à sua elaboração são:
- Demonstrar o compromisso assumido pelos responsáveis máximos da organização, do seu empenho na prevenção dos riscos;
- Orientar todos os colaboradores da organização, em matéria de segurança, higiene e saúde; - Servir de guia de implementação dos métodos de identificação, avaliação e controlo de riscos; - Avaliar o desempenho da função prevenção na organização.
A participação do topo da hierarquia, através do seu compromisso, é importante. Se tal não acontecer, fica a ideia de que a prevenção é uma actividade secundária e o Manual de Segurança é um «estudo» que a organização se orgulha de «ter». Mais importante do que o «ter» é «viver». Nesse sentido, a sua construção, divulgação, implementação e actualização requer a participação e o envolvimento de todos os empregos.
A Quem Interessa?
O Manual de Segurança interessa a todos os colaboradores, subcontratados e outras partes que possam estar interessadas. De modo algum pode ficar restrito aos elementos do departamento (ou responsáveis) pela Segurança, Higiene e Saúde. A divulgação e disponibilização por todos os empregados são obrigatórias. Em certos casos poderá ser feita uma divulgação de partes (placard, folheto, etc.) do Manual, o qual, embora disponível, fica restrito às pessoas que o utilizam com mais frequência.
Quem o Elabora?
A construção do Manual de Segurança deve ter a participação de todos os empregados da empresa. Isto implica um envolvimento de todos, que é desejável, e um amadurecimento da cultura de segurança na organização. Por outro lado, cumpre-se um