MANUAL DE EXPORTA O VENDA
Contato inicial com o importador.
Identificado o cliente, é imprescindível que seja enviado a ele o maior número possível de informações sobre o produto, pode-se utilizar catálogo, lista de preços, amostra.
Confirmado o fechamento do negócio, o exportador deve formalizar a negociação enviando uma fatura pró-forma. Não existe um modelo de fatura pró-forma. Nela devem constar informações sobre o importador e o exportador, descrição da mercadoria, peso líquido e bruto, quantidade e preço unitário e total, condição de venda e modalidade de pagamento, meio de transporte, e tipo de embalagem.
O exportador deverá providenciar a emissão dos documentos de exportação ou embarque.
Documentos necessários para exportação
1. Comercial Invoice
2. Packing List = Romaneio de Embarque
3. Nota fiscal
4. Certificados de origem, quando necessários/solicitados
5. Registro de exportação ( RE )
6. Declaração de exportação (DDE)
7. Conhecimento de embarque (emitido após o embarque)
Efetuar a contratação da operação de câmbio, ou seja, esta operação é formalizada mediante um contrato de câmbio.
Embarque da mercadoria e despacho aduaneiro.
Após todos estes procedimentos deverá ser efetuado o embarque da mercadoria e desembaraço na aduana (alfândega). O embarque aéreo ou marítimo da mercadoria é efetuado por agentes aduaneiros. O embarque rodoviário é efetuado no próprio estabelecimento do produtor, ou em local pré-estabelecido pelo importador. A liberação da mercadoria para embarque é feita mediante a verificação física e documental realizadas por agentes da Receita Federal nos terminais aduaneiros. Todas as etapas do despacho aduaneiro são feitas através do Siscomex.
Principais Modalidades de venda
As responsabilidades dos envolvidos em uma transação internacional de compra e venda são determinadas por regras internacionais denominadas Incoterms – International Commercial Terms. Seguem abaixo as regras que definem a modalidade de venda praticada pelo exportador.