Manual Cabeamento Estruturado
Nesse manual, será abordado os principais tópicos relacionado a cabeamento estruturado, desde tipos de cabos, topologias, interferências à normas e cabeamento em si. Tem como objetivo explicar cada tópico citado acima, de uma maneira informal, com termos mais populares, mas também usando termos técnicos necessários para um maior entendimento.
CABEAMENTO ESTRUTURADO
Visa proporcionar ao usuário a possibilidade de utilização de um computador, um telefone, uma câmera de vídeo, um alto falante, entre outros. Portanto, quando falamos em cabeamento estruturado, pensamos em algo que trás versatilidade, rapidez e praticidade, tornando a vida de quem trabalha e necessita de tecnologia , cada vez mais fácil.
Um sistema de cabeamento estruturado é um conjunto de produtos de conectividade usados de acordo com normas específicas e internacionais.
As normas mais comuns são:
ANSI/TIA/EIA-568-A/B (Sistema de Cabeamento) prevê todos os conceitos citados anteriormente e é complementada por outras normas.
ANSI/TIA/EIA-569-A (Infraestrutura utilizada principalmente por engenheiros civis e arquitetos).
ANSI/EIA/TIA-570-A (Cabeamento pequenos Escritórios e Residência SOHO).
ANSI/TIA/EIA-606 (Administração e Identificação).
ANSI/TIA/EIA-607 (Aterramento em Telecomunicações)
Mais adiante veremos algumas normas mais detalhadamente, agora falaremos sobre os tipos de cabos e interferências que são causadas neles.
TIPOS DE CABOS
Quando pensamos em tipos de cabos, vem à cabeça um lugar onde trafegam informações, o que podemos chamar de meios de transmissão, que é o processo de condução de dados entre dois pontos.Existem basicamente três meios:
Fio ou cabo de cobre:sinais elétricos
Fibra óptica:sinais luminosos
Irradiação eletromagnéticas: ondas de radio
O meio de transmissão mais usado atualmente é por meio de cabos, seja por sinais elétricos ou sinais luminosos(fibra), falaremos sobre cada um deles a seguir.
CABO COAXIAL
Antigamente era o