Manifesto comunista. capitulo ii
Em síntese, Karl Marx e Friedrich Engels consideram o comunismo uma parte mais resoluta e consciente dos partidos operários dos paises, ou seja, uma parcela dos partidos operários que teoricamente têm uma compressão mais clara da condições e dos objetivos do movimento proletário.
Também destacado que os objetivos centrais dos comunistas são a formação do proletário em classe, a derrubada da supremacia burguesa e a conquista do poder político pelo proletariado. E as concepções comunistas não, de acordo com os autores a expressão geral das condições de uma luta de classes.
Segundo os autores, portanto, a teoria comunista se resume a abolição da propriedade privada, mas não a propriedade privada fruto de trabalho, por mérito, pois esta já foi abolida para nove décimos da sociedade, além disso, é compreendido que o salário do proletariado não tem capacidade de criar propriedade privada. Em seguida, os autores fazem defesas ao comunismo em relação às criticas que lhe são feitas. Quanto a acusação de que o comunismo que abolir a pátria a a nacionalidade é justificado que os proletários não possuem pátria e também , já que o proletário tem o objetivo de conquistar o poder político e se transformar em classe dominante, torna-se o próprio proletariado a nação. Já em relação