Manifestações culturais da região nordeste
Em meio às diversificadas culturas populares algumas manifestações se destacam-se por sua capacidade de fortalecer a memória e a identidade das comunidades, por meio de rituais, danças, símbolos. Nesse trabalho será abordado algumas considerações a respeito da cultura popular da região Nordeste e o que a envolve.
De acordo com Funari e Pinsky (2007), as manifestações culturais apresentam um caráter ideológico uma vez que comemorar é antes, de tudo, conservar algo que ficou na memória coletiva. Nessas manifestações há sempre uma crença a ser definida. Toda festa tem uma longa historia que aponta uma enorme quantidade de interesses espirituais e materiais, constantemente mudados no decorrer de suas existências.
A Região Nordeste é composta pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Essa região apresenta grande diversidade cultural, composta por manifestações diversificadas.
1. Manifestações Populares da Bahia 1.1 Samba de Roda
O samba de roda é uma forma de preservação da cultura dos negros africanos escravizados no Brasil. A influência portuguesa fica por conta da introdução da viola e do pandeiro.
Acompanhado por atabaques, ganzá, reco-reco, viola e violão, o solista entoa cantigas, seguido em coro pelo grupo a dançar. Ligado ao culto de orixás e caboclos, à capoeira e as comidas a base de dendê, o samba de roda teve início por volta de 1860, como forma de preservação da cultura dos negros africanos escravizados no Brasil. A influência portuguesa, além da língua falada e cantada, fica por conta da introdução da viola e do pandeiro.
Tradição milenar no Recôncavo Baiano, a manifestação concorre, inclusive, ao título de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. Presente no trabalho de renomados compositores baianos - Dorival Caymmi, João Gilberto, Caetano Veloso, esse misto de música, dança, poesia e festa se revelam de duas formas características: o