Manejo de problemas
Após visita ao bairro São Valentim entre os dias 13 e 14 de fevereiro de 2012, verificou-se grande infestação de pulgas ( Pulex irritans ) e pulga bicho de pé ( Tunga penetrans ), a infestação atinge cerca de 70 % das residências do bairro, sendo relatado pelos moradores que já ocorre a bastante tempo. Houve ainda relatos de infestação em outros bairros do município ( Bairros: Arroio, Parizoto e União ) . Durante a visita notou-se ainda a presença de lixo nas ruas, pátios de residências habitadas e abandonadas com entulhos.
Animais soltos nas ruas com infestação severa de pulgas e alguns com bicho de pé e sarna, e animais abandonados ( sem donos ) soltos com sarna nas ruas, contaminando outros animais e o ambiente. Ocorre também a presença de galinhas soltas.
Considerações:
O bairro conta atualmente com 154 casas habitadas, dessas cerca de 100 casas estão com infestação de pulgas.
Os moradores utilizam veneno nos animais e no ambiente sendo aplicado por eles mesmos sem a utilização de EPI ( Equipamento Proteção Individual ) , o veneno mais usado é Butox, Cotrini e Pulmax, utilizam ainda Cal e Sal no ambiente.
Há ainda terrenos baldios com bastante sujeira e casas abandonadas com entulho propiciando o desenvolvimento de parasitas.
Sugestões ( passos a serem seguidos ):
- A Prefeitura Municipal deverá designar um grupo de pessoas para serem responsáveis pela execução do projeto, sugere-se para tal função o setor de Vigilância em Saúde juntamente com o setor do meio ambiente , com auxilio do Médico Veterinário da Secretaria da Agricultura do município. Sugere-se ainda que seja contratada uma empresa especializada em dedetização de ambientes para aplicação de veneno no ambiente.
- O setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal deverá identificar as crianças que moram nos bairros atingidos e fazer um trabalho junto as escolhas mostrando-lhes como a infestação e o lixo solto podem afetar a saúde de todos e