Mananciais
Mananciais são fontes de reservas hídricas de água doce, superficiais e subterrâneas, que podem ser utilizadas para o abastecimento de água e para as atividades econômicas e consumo humano, isso inclui, por exemplo; rios, lagos, represas e lençóis freáticos.
Os mananciais se formam quando um aquífero atinge a superfície e consequentemente, a água armazenada nele começa a brotar. Sob o aspecto ambiental, nascente é uma área onde irá fluir naturalmente a água subterrânea de forma a possibilitar a formação e a sustentabilidade de uma componente associada à água. É comum caracterizar o acúmulo de água em determinadas áreas como nascente ou olho d'água, no entanto se a água disponível procedente do subsolo não for suficiente à manutenção do ecossistema ao qual se associa ao mesmo, esta área não se caracteriza como nascente.
Então para cumprir sua função os mananciais, precisa de cuidados especiais garantidos, nas leis estaduais de proteção a mananciais. Nessas regras o ponto principal é evitar a poluição das águas, coisa muito difícil de conseguir em um país como o Brasil. Por aqui, a urbanização de grandes cidades aconteceu de forma muito rápida, comprometendo as fontes de água próximas às pequenas e grandes cidades.
1.3.3.1.1 Manancial superficial (figura 2)
O manancial superficial são formados por córregos rios lagos represas e qualquer meio de captação de água pluvial. A captação de água pode ser feita por uma simples barragem ou elevação do desnível do local a onde foi escolhido para fazer o açude.
Figura 2 - Manancial superficial
Fonte: www.grupoescolar.com
1.3.3.1.2 Manancial abastecedor
Água de Chuvas podem ser utilizada como manancial abastecedor, elas se forma quando está chovendo. A onde tem alguns meios de armazenamento como em cacimbas ou cisternas.
As cacimbas um pequeno reservatórios que acumulam água da chuva captada nos telhados dos prédios, ou a que escoa pelo terreno.
1.3.3.1.3 Manancial